Ponyo – Especial Studio Ghibli

po2

Ponyo é de 2008 e foi dirigido por Hayao Miyasaki.

*ZONA DE SPOILER, VÁ VER O FILME*

Sosuke (5 anos) encontra Ponyo (que é um peixe), ajuda ela e eles ficam amigos. Mas Ponyo é filha de um mago e por isso tem poderes. Ela resolve virar humana e usa muita magia pra isso. A magia acaba atrapalhando o equilibrio da natureza e inundando a cidade em que Sosuke vive. Os dois querem muito que ela continue humana e então os pais dela decidem fazer uma espécie de acordo para torná-la humana pra sempre. E é uma fofura.

Eu já vi esse filme incontáveis vezes. E já coloquei um monte de gente pra ver comigo, porque acho que todo mundo deveria se divertir tanto quando eu vendo Ponyo. A história é muito legal, e tem um ritmo ótimo! Nós acompanhamos a evolução dos personagens e a relação deles com o mundo e é bem legal. E vemos como Ponyo e Sosuke se aproximam e estão dispostos a ajudar um ao outro. Temos a presença de vários picos de emoção, fazendo com que a história não fique monótona e nem desinteressante.

po

E eu adoro os traços e o estilo do desenho. Os personagens são bastante expressivas, sem serem necessariamente realistas. E as cores usadas no filme também são bem interessantes. Uma das cenas que mais gosto é a que Ponyo e Sosuke então dentro do barco atravessando a cidade e vemos os peixes embaixo deles. São todos muito diferentes e parecem ter vindo das profundezas do oceano.

Inicialmente o filme parecia ter uma pegada ecológica. Ponyo já começa o filme ficando presa em um pote que foi jogado no mar. E também tem a dificuldade do pai dela em andar no porto com toda a sujeira deixada pelos humanos. Aliás, o mago largou o mundo dos humanos porque era sujo demais. Mas isso acaba se perdendo ao longo da trama, pra dar lugar aos conflitos presentes no mundo das duas crianças.

A musica está ali pra enfatizar a carga emocional, mas eu nem sei se precisava. Nós não temos planos longos ou curtos demais, e todas a cenas são necessárias e estão interligadas de alguma maneira. Um roteiro muito bem escrito, por sinal. Apesar de classificado como infantil, é um filme para todas as idades. Por ser uma coprodução entre o Studio Ghibli e a Disney, ele acabou sendo bastante divulgado no ocidente. E você até consegue achar ele na TV a cabo de vez em quando! Sorte nossa.

Anúncios

Comente

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s