Contos de Terramar – Especial Studio Ghibli

tm

Já estamos na reta final galera! Esse post era pra ser uma comemoração do numero 100 (parabéns pra mim, inclusive), mas como temos além desse mais 4 filmes e só um dia no mês, resolvi não desperdiçar tempo.

Hoje falarei de Contos de Terramar, de 2006, dirigido por Goro Miyasaki.

Nele temos a jornada de transformação de Arren, um principe de 17 anos que mata o pai e foge da cidade. No caminho ele encontra um mago que salva ele. Os dois vão pra cidade mais próxima e ele conhece Tenar e Theru, que moram juntas em uma fazenda. E tem o vilão Cob que é uma coisa sinistra que quer matar o mago.

O filme não é ruim, mas também não é uma maravilha. O roteiro parece ter sido mal escrito, de forma que não nos apegamos a nenhum dos protagonistas, mesmo tendo bastante tempo pra isso (quase 2h). Aparentemente o mundo virou um caos por causa do balanço do universo mas nós não temos acesso às consequências disso, então o que seria a grande motivação do mago é inexpressivo no filme.

Além disso, nós temos as duas personagens femininas que serviram APENAS pra atrapalharem e serem sequestradas. Quando uma delas toma uma atitudezinha é levar a espada pra que o homem resolva o problema. E o feito dela  é totalmente apagado pelo mimimi de não querer pular de um lugar a outro por que é longe. Pelamor minha filha. E o background delas não aparece de maneira orgânica. Parece que o roteiro estava pronto e alguém mandou colocar uma explicação das duas porque elas não tinham história própria. Horrível.

tm2

No entanto, Theru é responsável pela minha cena preferida, que é a em que ela canta sozinha no alto da montanha. As paisagens também são muito bonitas. As do campo parecem pinturas. E as da cidade tem uma riqueza de detalhes impressionante. O ritmo é mais lento do que eu gostaria, não sei se por um problema de roteiro ou montagem. A trilha sonora funciona como apoio às cenas que precisam de mais carga emocional. E só.

A parte realmente legal nessa história toda são os ensinamentos que são passados para Arren, independente da maneira como são mostrados. Estão ali dizeres importantes e que devem ser ouvidos.

Anúncios

Comente

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s