A Viagem de Chihiro – Especial Studio Ghibli

vc

Estou de volta hoje pra falar de A Viagem de Chihiro, de 2001, dirigido por Hayao Miyazaki.

*ZONA DE SPOILER, VÁ VER O FILME*

Chihiro é uma menina de uns 10 anos que está mudando de cidade com os pais. O pai erra o caminho e eles vão parar num lugar aparentemente abandonado que nós descobrimos ser um spa de deuses e criaturas misticas. Os humanos são proibidos lá e ou viram porcos ou são obrigados a trabalhar para a dona do lugar. Ela fica amiga de Haku, um menino com poderes mágicos que acaba sendo um deus. Aí ele fica doente e ela vai à casa da gêmea da dona do spa pra conseguir salvar ele.

Eu vi esse filme pela primeira vez a 11 anos atras. Obviamente não tinha me ligado na beleza e delicadeza dele na época. E também já nem lembrava muita coisa a não ser que tinha achado bem divertido.

O roteiro dele nos leva a acompanhar o crescimento da personagem. Ela começa como fraca e indefesa e acaba uma outra pessoa, começando a levar a história consigo ao invés de deixar-se levar. Somos convidados a conhecer o mundo novo junto com ela, embora não seja a partir de seu ponto de vista. O filme tem duas horas, que se fazem necessárias. Um roteiro gigante e sem gorduras.

vc2

Os planos também seguem essa linha. Nada tá ali por acaso e nenhuma cena é curta ou longa demais. Tem alguns planos de destaque, como o que Chihiro desse a escada para as caldeiras e você tem ela entrando no quadro via escada.

Mas o grande destaque do filme está na riqueza de detalhes presente no plano de fundo e em alguns dos personagens. Podemos ver claramente a diferença que isso faz em duas situações: Quando Chihiro anda pelo jardim florido para ver seus pais e quando vemos o andar do spa em que ficam os aposentos da Yubaba.  E as cores também dão um destaque muito bonito a esses elementos.

Anúncios

2 Comments

Comente

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s