Porco Rosso – Especial Studio Ghibli

rosso

Olás! Hoje eu vou falar de Porco Rosso, de 1992, dirigido por Hayao Miyazaki.

*ZONA DE SPOILER, VÁ VER O FILME*

Pra quem não lembra muito bem, o filme mostra um trecho da vida de Marco, um veterano das guerras mundiais que foi transformado em porco por algum motivo que não está claro. Ele trabalha fazendo serviços aéreos como recuperar coisas de navios roubados por piratas. Ele tem alguns amigos dos tempos em que era humano, como o mecânico de seu avião e uma cantora. Um dia ele é desafiado a lutar pelo domínio do espaço aéreo local e ganha. Ah, o filme se passa na Itália.

O filme é divertido e simples. O roteiro se mantém linear com apenas um ou outro flashback. Existe uma grande situação de conflito, mais no final, que é a disputa entre Porco e o cara americano. Mas na verdade é mais um filme sobre aviação do que qualquer outra coisa. Eu achei bem legal a abertura, com um texto que resume o filme de maneira simples. Mas eu queria MUITO saber porque Marco virou um porco…

porco

Eu adoro o estilo do desenho e a maneira como a forma de Porco Rosso não me incomodou ou assustou. E olha que o protagonista não faz questão alguma de ser carismático.  Embora eu não conheça, li em diversos sites que é admirável o cuidado com o desenhos dos aviões. Além de serem historicamente precisos, nenhum dos detalhes é meramente ilustrativo. A história nos prende, mas o conflito interessante mesmo demorou pra acontecer. Eu achei a trilha sonora bem divertida, principalmente no início, mesmo que tenha passado uma idea completamente diferente do que acabou sendo o resto do filme.

Minha cena preferida é a em que Marco conta a história de como seus amigos morreram. A cena é muito bonita e ver todos aqueles aviões formando uma corrente infinita no céu me fez pensar sobre a tristeza que é a guerra.

Eu tinha muitas expectativas para esse filme, e confesso que embora não tenha sido um filme ruim acabei me sentindo frustrada. No fim das contas ele não me ensinou nada e eu não sei se vou lembrar dele por muito tempo.

Ah, vale lembrar que o filme está disponível nesse link, com legendas em português, caso você queira assistir 🙂

Comente

