Túmulo dos Vaga-lumes – Especial Studio Ghibli

TV

Olás! Segurem seus lenços que hoje nós vamos falar de Túmulo dos Vaga-lumes, de 1988, dirigido pelo Isao Takahata.

*ZONA DE SPOILER, VÁ VER O FILME*

Bom, o filme conta a historia de Seita, um menino de uns 16 anos e sua irmãzinha Setsuko que ficam órfãos por causa da II Guerra Mundial e tem que sobreviver sozinhos em meio ao racionamento de comida, aos bombardeios e à falta da família. E é o filme mais triste de todos os tempos. Mesmo.

Aliás, se você for do tipo de pessoa que chora em filmes, prepara uma água com açúcar pra tomar antes. Sério.  Eu nem sei por onde começar. O roteiro apresenta a perspectiva dos dois e seu universo particular. Ele vai mostrando a personalidade dos dois ao longo de todo o filme e você vai se apegando aos poucos. A história começa após a morte de Seita ,e à medida que descobrimos como ele chegou até ali o que inicialmente parece ruim acaba se tornando um alívio.

Não existe nenhum plano muito complexo, mas tudo que está ali está por um motivo, o que igualmente importante. O grande destaque está nas cores. O verde representa esperança e vai aumentando e diminuindo com o decorrer da história. O vermelho representa o mundo dos mortos e gera um estranho alívio. Minha sequência preferida é a que acontece depois que Setsuko morre e nós vemos o que ela fazia enquanto Seita saia da caverna em que moravam. As cenas são de uma pureza e delicadeza incríveis, e Setsuko vai desaparecendo na frente dos nossos olhos.

Como se não bastasse, o filme tem criticas sociais muito fortes. Primeiro por nos mostrar o que a II Guerra fez com o Japão, mesmo antes das bombas atômicas. Segundo por nos levar a pensar sobre como nós colocamos nossas necessidades à frente dos outros. Os parentes dos dois preferiram que eles saíssem de casa a ter mais duas bocas pra alimentar em tempos como aqueles.

Esse foi o primeiro filme que eu chorei na minha vida, e vai ficar marcado pra sempre. Se filmes de drama já não me pegavam por não me envolverem o suficiente, agora que eu vi o Tumulo dos Vaga-lumes eu nem tento mais.

E a pergunta de hoje é: Qual foi o primeiro filme em que você chorou? Comente aqui embaixo!

 

Anúncios

Comente

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s