Sozinho – Review

A review de hoje vai ser um pouco diferente. Como vocês sabem, eu costumo pedir sugestões de filmes pra falar.

Aí o Victor Giannotti, leitor/espectador do blog/vlog me mandou o curta dele pra analisar. Ele tá aí em baixo, e eu recomendo que vejam antes de continuarem lendo. O filme é de 2013 e foi todo feito por ele.

Pra começar, achei a ideia super legal. Um assunto interessante, e muito bem explorado. Não cabe falar de atores – obvio – mas o cachorro é muito bonitinho. O filme é cheio de planos longos e com pouca movimentação de câmera, o que é bem meu estilo e eu adoro. Um grande mérito desse curta está nas mudanças da câmera subjetiva pra objetiva. Elas são sutis e muito bem executadas. Só percebemos a mudança pelo leve tremor da subjetiva. Achei a luz ótima também, embora ela esteja meio instável. Teve uma hora em que o cachorro está deitado e o ambiente fica mais claro. Eu achei que o dono dele ia aparecer ou sei lá, mas aí não aconteceu nada.

O cenário também ficou bacana. Como mostra pouco, a escolha está no angulo que mais valoriza sua cena. Na maioria delas correu tudo bem. Só teve um pequeno deslize na parede laranja em uma das cenas. Mas a gente nunca sabe se a outra parede era filmável né.

A trilha sonora foi um elemento muito importante também. Se bem observada, é possível notar que até a letra tem a ver com o assunto. Ela contribui bastante para a narrativa, mas chegou um momento em que os vocais me incomodaram um pouco. O som se sobrepôs muito à cena e ficou aquele ar de vídeo clipe.

A montagem foi bem executada e fez maravilhas à narrativa no início. No entanto, do meio do vídeo pra frente começou a ficar tudo muito igual e consequentemente muito longo. Não seria o caso de diminuir o tempo de cada cena, mas talvez reduzir o número de cenas valorize as que já estão lá.

A minha cena preferida é a que o cachorro está tentando cheirar o que está do lado de fora da casa. Nós vemos parte do cachorro e parte da porta, e a luz que entra por baixo forma uma linha muito bonita em um angulo interessante. Eu senti um pouco a falta de um final. É necessário? Não. Mas cairia bem. De novo a sensação de que faltava alguma coisa.

No geral, é um curta muito bom. A quem se interessar o canal dele (GiannottiFILMES) está cheio de curtas bem legais.

Contem pra mim nos comentários o que acharam, e não se esqueçam de passar no canal dele e dar likes e comentar nos vídeos dele também.

