Os Suspeitos – Review

*SPOILER ALERT*

Hoje escreverei sobre Os Suspeitos, filme de 2013 dirigido pelo Denis Villeneuve. O elenco principal conta com Hugh Jackman e Jake Gyllenhaal. 

Após ter sua filha pequena sequestrada juntamente com a amiga, filha de vizinhos, Keller Dover decide descobrir por conta própria os responsáveis pelo ocorrido. Enquanto esse pai faz tudo menos ajudar a polícia, temos o detetive Loki (?) tentando resolver o crime sozinho, com um chefe que mais atrapalha do que tudo e esse pai pirado.

Bom, ao contrário do que parece, eu achei o filme bem legal. Acabei assistindo por acaso, sem saber o resumo, e o filme foi prendendo minha atenção do início ao fim. A historia corre de maneira a deixar o espectador confuso, o que deu muito certo, O que mais chama a atenção é a maneira como a trama se estende pelas duas horas e meia em que é apresentada. Os eventos são bem divididos ao longo da narrativa. Por um momento eu achei mesmo que o Alex Jones era o sequestrador.

A questão religiosa é muito forte. Durante todo o filme questiona-se o papel da justiça divina. Talvez por uma questão de interesse, eu acabei ignorando um pouco isso em função do suspense. Mas uma observação mais ampla verá essa questão de maneira mais evidente. Como eu me interessava mais pela trama em si, acabei ficando um pouco incomodada com a representação do divino.

Mas algumas conexões ficaram muito vagas. Por exemplo, eu imagino que o marido da senhora seja o homem encontrado na casa do padre. Mas eu não consigo entender o por que do labirinto. De verdade. As meninas não tavam em labirinto nenhum, E não aparece nenhum labirinto próximo à casa. Eu fiquei esperando uma busca por entre labirintos e cobras que não aconteceu. Acho que pra que o labirinto fosse a grande marca do serial killer, precisaria mais do que um livro jogado no chão.

Achei também que faltou explorar o pscicologico do detetive Loki. Até o momento em que ele surta na sala de interrogatório, jamais tinha passado pela minha cabeça o nivel de envolvimento que ele tinha com o caso. Ele reclama com o chefe algumas vezes, e fica vagando pela cidade procurando pistas, mas eu não sei onde isso difere do trabalho comum dele. E tem mais, qual é o motivo de tanto envolvimento? Durante o filme é mencionado que ele faz esse tipo de trabalho com frequência. Se ele surtar toda vez que alguem aparece lá com alguma coisa o coração dele não vai durar muito tempo. E será que alguem pode me explicar porque o homem chama Loki? Brigada.

Indo por um viés mais técnico, a interpretação dos dois protagonistas foi impressionante, Eu nem reconheci o Hugh Jackman. O que eu senti mais falta no roteiro foram figuras femininas relevantes. As mulheres cujas crianças desapareceram são duas moscas mortas. Grace Dover passa a trama inteira deitada numa cama chorando e consumindo remedios. E a unica vez que ela faz alguma coisa (quando ela ouve alguem andando pela casa) o policial supõe que ela tomou remedios demais e nem se da ao trabalho. E isso porque ela aparece pra caramba. A Nancy Birch aparece durante 20 minutos da trama e some de novo. E a unica coisa que ela faz é quase deixar o cara que eles tão mantendo preso fugir. Quer dizer: apareceu, atrapalhou e sumiu de novo. 

Uma coisa que chamou muito minha atenção foi a fotografia. É impressionante como fica evidente a melancolia da neve pelas cores e pelos movimentos de câmera lentos. Os cenarios também foram muito bem explorados. A casa onde Alex é mantido e a em que as cobras são encontradas junto às roupas de crianças foram muito bem exploradas, seja pelos movimentos de câmera ou pela direção de arte. A trilha sonora também foi muito bem colocada, mas eu precisaria assistir mais algumas vezes pra dar detalhes.

E vocês, ja viram esse filme? O que acharam? Escrevam nos comentários!

 

Comente

