Tim Burton

Olás! No primeiríssimo post do Perfil do Diretor, falarei do meu preferido: Tim Burton.

->Biografia

Tim Burton nasceu na Califórnia e desde cedo teve seu talento reconhecido. Estudou no Califórnia Institute of Arts e trabalhou primeiramente na Disney como desenhista. No início da década de 80 a Disney começou a permitir que ele fizesse seus próprios projetos, que não seguiam o padrão clássico do estúdio. E em 1982 ele criou seu primeiro curta animado, de 6 minutos, chamado Vincent. 
Além disso, ele fez Frankenweenie pra TV, que mesmo não sendo oficialmente lançado, chamou a atenção de diversos produtores. E então Tim Burton, na faixa dos 20 anos, abandonou a Disney e se focou nos próprios projetos. 


O grande marco de sua carreira, responsável por definir uma importante marca estilística, foi Os Fantasmas se Divertem, de 1988. Após alguns anos ele começou a fazer filmes com o apoio da Disney, começando com O Estranho Mundo de Jack (1993), na época pouco aceito. Com o tempo, ele foi ganhando a confiança da Disney e seus filmes adquiriram grande visibilidade. 


Foi casado com Lena Gieseke entre 1989 e 1991. Atualmente, está casado a 12 anos com Helena Bonham Carter. Foi membro do Juri em Cannes em 1997. Tem um irmão mais novo, também artista.É um grande fã de Vincent Price. Foi votado como 49º na lista dos Melhores Diretores de Todos os Tempos, da Entertainment Weekly. Foi eleito a 6º pessoa mais intrigante (numa lista de 25) pela Tropopkin.


->Filmografia
Foram aproximadamente 29 filmes dirigidos, entre produções para TV, curtas e longas metragens. Entre eles, destacam-se: Vincent (1982), Os Fantasmas se Divertem (1988),

Batman (1989), 
Edward Mãos de Tesoura (1990),
Peixe Grande e suas Histórias Maravilhosas (2003), 
Sweeney Todd (2007), 
Frankenweenie (2012).

->Em Produção

O próximo filme, ainda sem data de lançamento, é Big Eyes. É um drama que conta a história da pintora Margaret Keane, seu sucesso nos anos 50 e as dificuldades legais vividas com seu marido, que em 1960 quis créditos pelos quadros feitos por ela.
->Filme Preferido
Bom, pra mim é muito difícil escolher um favorito. Todos, de uma forma ou outra, fizeram parte da minha infância e adolescência e ajudaram a formar meu gosto pelo cinema. Mas se for pra escolher um, fico com Os Fantasmas se Divertem.

No filme, um casal sofre um acidente, morre e fica preso dentro de sua própria casa. Após descobrir o ocorrido, os dois tem que lidar com a família que se muda para lá. Eles acabam chamando Beetlejuice, um fantasma que promete ajudá-los. Mas as coisas acabam não dando certo e as famílias são obrigadas a conviver pacificamente.

O que mais marca nesse filme é a busca do humor através do terror. A ideia – usada em uma série de outros filmes dele no futuro – é que coisas aparentemente assustadoras podem ser legais ou engraçadas. O exemplo máximo é o personagem principal, Beetlejuice. Ao tentar assustar os fantasmas e a família que mora na casa, ele acaba criando situações de divertem o espectador.

Claro, os efeitos do filme não são lá grandes coisas. Mas é importante levar em consideração o ano em que foi feito. Além disso, essa característica meio “mal feita” era comum nos filmes que fizeram parte da infância de Burton e que ele usou como inspiração para muitas de suas criações.

Anúncios

Comente

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s